terça-feira, 13 de setembro de 2011

O líder sustentável

De:Luiz Carlos Cabrera


A crise econômica que a partir dos Estados Unidos impactou o mundo numa velocidade extraordinária, e numa voracidade idem, mostrou que estamos frente a frente com uma enorme escassez de líderes. O que tínhamos em várias organizações pelo mundo - e o pior é que acho que ainda temos - eram líderes de curto prazo, de olhar míope e de ganância absurda. O crescimento econômico constante forjou esses líderes, divididos essencialmente em duas categorias: os sabidos e os espertos. Hoje, essas figuras desapareceram (e as que ainda se escondem estão com os dias contados). O que se demanda agora é o líder sustentável, cujo perfil tem como base quatro componentes:

1. Ter foco no resultado economicamente viável, justo e que promova a perenidade do negócio;

2. Promover ações socialmente responsáveis com foco no crescimento das pessoas;

3. Promover ações culturalmente aceitas, praticando e zelando pelos valores da empresa;

4. Atuar em todo o ambiente de forma ecologicamente adequada.

Não se iluda. O líder sustentável não é bonzinho. Ele é correto. Ele é justo! Ele tem profundo interesse pelo gênero humano e por isso está focado no crescimento das pessoas.

Sua inteligência e competência permitem que ele entenda culturas diversas e possa navegar por elas sem violentá-las ou ofendê-las. Sua visão globalizada é fruto do desenvolvimento de um modelo mental de respeito à diferenciação e ao pluralismo. Seu foco no resultado é constante, mas ele não prejudica os que estão à sua volta. Por isso é justo. Você vai perceber claramente quem ele é mais por suas ações do que por suas palavras. Os líderes sustentáveis vão transformar organizações, cidades e países. A história vai se repetir: primeiro a crise implacável, depois, a evolução natural e o desejo do homem de se aperfeiçoar criarão um ciclo virtuoso, e nele os líderes sustentáveis desempenharão um papel preponderante. Olhe bem à sua volta, escolha aquele líder que será o seu modelo e se apresse. A transformação já começou.
Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp-FGV, diretor da PMC Consultores e membro da Amrop Hever Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário