quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Enfim, terminou a greve dos professores...

Ontem 27 de setembro de 2011, o cenário da ALMG estava assim: No plenário principal, cerca de 30 educadores acorrentados desde o dia 26 à tarde. E no pátio milhares de educadores e apoiadores, à espera do início da assembleia da categoria.
Finalmente, a direção do sindicato reunia-se com deputados que estabeleceram negociações com o governo, demorou mais de 10 horas e os professores aceitaram a proposta apresentada pelo governo do estado de Minas.
A categoria decidiu suspender a greve que durou 112 dias e as aulas recomeçam nesta quarta feira 28 de setembro de 2011. Enfim, o governo reconhece o direito ao piso na carreira e faz proposta de pagamento escalonado, entre 2012 e 2015.
Detalhes serão negociados por uma comissão formada por sindicato, deputados e governo. Irão discutir as melhorias para os dois tipos de remuneração da educação que está vigorando hoje em Minas Gerais: o regime do piso salarial antigo e o novo modelo de subsídio.
Está previsto também uma assembleia no dia 08 de outubro para avaliar as negociações.
Uma coisa é certa: Todos que participaram da greve, tem o direito e o dever de retornar à sala de aula de cabeça erguida, porque tiveram coragem de lutar por seus direitos. Outros, certamente, não terão essa possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário